© 2016 todos os direitos reservados

GATOBRAS - www.gatobras.com.br

Para executar qualquer serviço na GATOBRAS é necessário que se tenha maior idade. Os valores podem ser verificados no menu PREÇOS ou consulte um CATCLUBE.

CNPJ: 07.744.334/0001-19

Raça: ABISSÍNIO

ou ABYSSINIAN

História da raça

 

Apesar da verdadeira origem do gato Abissínio estar cercada de incertezas, assim como tantas outras raças de gatos, esta é uma das mais antigas raças felinas. É provável que essa raça seja originária da região da antiga Abissínia, hoje Etiópia, razão para o nome da raça.

Gatos com a pelagem semelhante a do Abissínio podem ser encontrados em diversos lugares da África, Európia e também na Ásia, no entanto, antigas lendas sugerem que a raça pode ter nascido no Egito, às margens do Rio Nilo. A lenda conta que Ramsés II, que foi o terceiro Faró da 19ª dianastia egípcia, teria levado ao Egito um grupo de gatos ofertados pelo rei da Abissínia. Esse grupo de felinos teria então dado origem à raça.

O primeiro gato Abissínio foi levado da Etiópia para a Grã-Bretanha ao final do século 19 e exibido em Londres no ano de 1871. A nova raça foi oficialmente reconhecida na Inglaterra no ano de 1882 e, através de cruzamentos seletivos com o Brittish Shorthair para o aprimoramento genético, o tipo do Abissínio moderno começou a ser fixado.

A raça foi reconhecida na América somente no início do século 20, quando foi criado o Abissinian Cat Club, porém a raça sofreu um grande revés na segunda metade do século devido principalmente as duas grandes guerras e a epidemia de leucemia felina que ocorreu nos anos de 1960. Nesse período, o gato Abissínio quase desapareceu, mas após esses períodos difíceis a raça voltou a ser uma das mais conhecidas e apreciadas raças de pelo curto.

Descrição e aparência

A raça Abissínio apresenta uma cabeça grande, ligeiramente em forma de cunha. Tem as orelhas relativamente grandes e pontudas. Os olhos tem formato amendoado, com coloração que incluem o ouro, o verde, avelã ou cobre. A cauda da raça é bastante longa, grossa na base e mais afilada na ponta.

O gato Abissínio é extrovertido, muito ágil, independente e explorador. Trata-se de uma raça de tamanho médio, de corpo forte e ágil, com pernas longas. É um gato tímido, porém muito ativo, brincalhão e inteligente. Aprende com facilidade, é muito curioso e sociável com pessoas e também com outros animais.

A pelagem do gato Abissínio tem um comprimento médio, é densa e sedosa ao toque. A marcação da pelagem, denominada ticking, apresenta faixas mais escuras ao longo dos pelos, dando a impressão de uma pelagem "rajada". As cores mais comuns para a pelagem do gato Abissínio é avermelhada, chocolate, canela, azul, castanho, lilás e vermelho.

Comportamento

O gato Abissínio necessita de exercício, pode viver em grandes espaços ou até mesmo em lugares menores, desde que possa exercitar-se com regularidade. Gosta e precisa da atenção e da proximidade de seus donos e familiares. Gatos Abissínios que não se exercitam adequadamente ou que passam muito tempo sem companhia, podem ficar deprimidos. Eles são conhecidos por caráter curioso e tipicamente investigador, considerado um grande caçador, adora brincar com seus donos.