top of page
abissinio-gatobras

Raça

GATO DA AREIA

• Outros nomes

Gato do Deserto Árabe, Gato da Areia Árabe, Sand Cat e
Felis margarita harrisoni

Imagem da bandeira do país de origem!

• Origem

África Mediterrânea e a África Subsaariana

• Tamanho

Pequeno

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

2 a 3 kg

Fêmea -

Macho -

3 a 3,5 kg

• Personalidade

O gato da areia é solitário, exceto na época de acasalamento e quando a fêmea tem filhotes. Ele emite sons altos, agudos e curtos, especialmente quando procura um companheiro. Esses felinos são considerados não agressivos e até dóceis, o que os torna alvo de comerciantes ilegais de animais de estimação.

RESUMO HISTÓRICO

O Gato da Areia não é um animal doméstico, mas sim uma espécie de felino encontrada em três regiões distintas do mundo: o vasto deserto africano do Saara, que se estende por países como Argélia, Níger e Marrocos; ao longo da Península Arábica; e em partes da Ásia Central, incluindo o Turquemenistão, Irã, Paquistão e Afeganistão.

Em dias especialmente quentes, as temperaturas podem atingir incríveis 40 graus Celsius, o que seria suficiente para queimar as patas de um gato comum. Porém, estes felinos possuem pelos longos que cobrem seus coxins (almofadas), protegendo-os das areias quentes do deserto árabe. Essa característica também tem um benefício secundário, pois praticamente não deixam rastros de pegadas, dificultando que predadores os rastreiem. Durante a noite, as temperaturas caem consideravelmente, chegando bem abaixo dos 25 graus negativos, mas felizmente os gatos da areia possuem uma pelagem espessa, isolando seus corpos do frio e mantendo-os aquecidos à noite e frescos durante o dia.

Esses felinos preferem habitats extremamente secos, áridos e com pouca vegetação, nos quais estão bem adaptados. Geralmente, são encontrados em terrenos arenosos, habitando planícies áridas e vales rochosos sujeitos a condições climáticas extremas.

São animais que tendem a preferir terrenos planos ou levemente ondulados e buscam refúgio em tocas quando as temperaturas se tornam demasiadamente extremas. Devido à sua necessidade de escavar e cavar, não são encontrados em áreas onde o solo é compactado. Chegam a correr quase 40 km por hora e têm uma habilidade excepcional para caçar suas presas em períodos noturnos, percorrendo longas distâncias para encontrá-las. Adaptaram-se ao clima do deserto, onde a água é escassa, mas esses felinos não precisam dela para sobreviverem. Em vez disso, obtêm toda a umidade necessária através de suas presas.

PADRÃO

OBS: Não existe um padrão definido para o Gato da Areia em termos de pureza racial. Esses felinos não são classificados como sendo de uma determinada raça felina, mas sim como animais selvagens.

OUTRAS INFORMAÇÕES

CARACTERÍSTICAS
Os gatos da areia do deserto árabe têm pelos que podem ser claros, parecidos com a cor da areia, ou marrom-acinzentados. Nas costas, os pelos são mais escuros, enquanto na barriga são mais claros. Às vezes, eles apresentam algumas listras nas pernas e nas bochechas. Possuem cabeça e olhos grandes. Além disso, têm uma capacidade auditiva muito desenvolvida, duas vezes maior do que os felinos domésticos.

ORIGEM
O Gato do Deserto não é uma raça específica de felinos; são, na verdade, animais selvagens que habitam as vastas extensões do deserto árabe. Estes felinos, conhecidos por sua adaptabilidade e resistência, fazem parte integrante do ecossistema desértico, desenvolvendo habilidades únicas para sobreviver em um ambiente tão desafiador. Sua história e evolução estão profundamente enraizadas nas areias do deserto, onde enfrentam condições extremas e desempenham papéis cruciais na cadeia alimentar e na dinâmica do ecossistema.

COMPORTAMENTO
O Gato do Deserto é verdadeiramente uma maravilha da natureza, exibindo comportamentos e características que o distinguem como um mestre da sobrevivência em um dos ambientes mais hostis da Terra.

HÁBITO DE SONO
Os gatos da areia são conhecidos por serem animais predominantemente ativos durante a noite, buscando evitar as temperaturas escaldantes do deserto ao se abrigarem em tocas.

ESTRUTURA SOCIAL
Sabe-se que os gatos da areia se revezam no compartilhamento das tocas, mas não ocupam elas ao mesmo tempo.

CICLO REPRODUTIVO
A reprodução dos gatos da areia varia dependendo de onde vivem. Por exemplo, os gatos do Saara começam a procriar em janeiro e terminam em abril. No Turcomenistão, a temporada de reprodução inicia em abril, enquanto no Paquistão ocorre de setembro a outubro. Quando estão sob cuidados humanos, esses gatos podem se reproduzir mais de uma vez por ano. Acredita-se que a escolha da época para se reproduzirem esteja relacionada ao clima e aos recursos disponíveis.

DESENVOLVIMENTO DOS FILHOTES
A gestação dos gatos da areia dura entre 59 e 67 dias, e as fêmeas dão à luz uma ninhada, geralmente, de um a três filhotes. Eles se tornam independentes entre 6 e 8 meses de idade e atingem a maturidade sexual aos 14 meses.



bottom of page