top of page
abissinio-gatobras

Raça

GATO DE PALLAS

• Outros nomes

Felis Manul e Otocolobus Manul

Imagem da bandeira do país de origem!

• Origem

Regiões entre o Tibete até a Sibéria

• Tamanho

Pequeno

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

Peso aproximado para mais ou menos: 3 a 4 kg

Fêmea -

Macho -

Peso aproximado para mais ou menos: 4 a 5 kg

• Personalidade

Apesar de serem predadores e mostrarem agressividade durante a caça ou quando se sentem ameaçados, os gatos de Pallas são principalmente animais solitários e reservados. Além disso, são conhecidos por sua natureza curiosa e observadora, muitas vezes passando longos períodos escondidos observando seu ambiente antes de agir.

RESUMO HISTÓRICO

O gato de Pallas foi descoberto pela primeira vez em 1776 por um naturalista alemão chamado Peter Simon Pallas. Esses felinos são avistados em uma vasta área, que vai desde o Tibete, na China, até a Sibéria, na Rússia. Eles habitam pastagens e matagais nas montanhas e rochas, onde a neve raramente ultrapassa os 15 a 20 centímetros de altura. Geralmente, buscam abrigo em buracos e tocas nas rochas, e sua dieta principal consiste em roedores.

Apesar de sua ampla distribuição e grande população, o gato de Pallas foi classificado como "menos preocupante" na Lista Vermelha da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) desde 2020. No entanto, algumas populações estão ameaçadas pela caça ilegal, diminuição da presa devido ao controle de roedores e fragmentação do seu habitar e por causa das atividades humanas como mineração e construção de infraestrutura.

Desde os anos 1950, o gato de Pallas é mantido em zoológicos, e em 2018, 60 zoológicos na Europa, Rússia, América do Norte e Japão participam de programas de reprodução em cativeiro para preservar essa espécie.

PADRÃO

OBS: Não existe um padrão definido para o Gato de Pallas em termos de pureza racial. Esses felinos não são classificados como sendo de uma determinada raça felina, mas sim como animais selvagens.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Os gatos de Pallas preferem se esconder e dormir durante o dia e caçar ao entardecer, ao amanhecer e à noite.


bottom of page