abissinio-gatobras

Raça

LAPERM

• Outros nomes

Dalles LaPerm

bandeira-eua.png

• Origem

Estados Unidos

faixa.png

• Tamanho

Pequeno a médio porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

2,5 a 4,5 kg

Fêmea -

Macho -

3 a 5,5 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça LaPerm tem uma personalidade absolutamente encantadora. Esses gatos gostam de brincar, mas ao mesmo tempo são bem tranquilos.

Sua tranquilidade e ternura fazem deles os parceiros perfeitos para crianças, idosos e todas pessoas que cruzem seu caminho, bem como tendem a fazer amizade com outros animais de estimação, incluindo seus companheiros felinos e cães.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

A história da raça LaPerm começa em 1982, quando um gato de celeiro em Oregon, Estados Unidos, deu à luz uma gata quase sem pelos. À medida que crescia, um casaco encaracolado foi notado e sua dona, uma amante de gatos chamada Linda Koehl, a chamou de "Curly".

Curly cresceu, e seus filhotes sempre nasciam com a pelagem característica da mãe, despertando o interesse da dona por sua genética, e depois de algum tempo, descobriu-se que a aparência caracterizada da pelagem encaracolada era causada por um gene dominante.

A prole de Curly tornou-se popular e o interesse pela raça cresceu. Em 2002, a International Cat Association (TICA) concedeu o reconhecimento oficial, sendo a mesma aceita para exposição a partir de 2003.

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: A impressão geral é a de um gato de ossos finos.

. Cabeça: A cabeça é uma forma de cunha modificada que exibe contornos levemente arredondados e suaves.

. Bigodes: As almofadas de bigode devem ser cheias e arredondadas, com bigodes longos. Os bigodes são muitas vezes encaracolados.

. Orelhas: Os gatos LaPerm têm orelhas de tamanho médio a grande e com movimentos completos.
- LaPerm: A variedade de pelo comprido deve ter pontas de lince.

. Pelagem: A pelagem é a característica distintiva do gato LaPerm. Pode ser longa ou curta. Nota: a pelagem pode mudar ao longo do tempo. Os filhotes nascem sem pelos, quase carecas ou com pelos completos.
- LaPerm Shorthair: A pelagem exibe uma aparência suave ao toque e ondulada.
- LaPerm: Geralmente desenvolvem cachos juntamente com uma juba mais longa ao redor da área do peito.

. Cor da pelagem: Os gatos LaPerm podem ser encontrados em todas as cores e padrões imagináveis.

. Olhos: Os olhos são de tamanho médio, com aspecto alerta, expressivo e levemente oblíquos. O formato é de amêndoa quando o LaPerm está relaxado e mais redondos quando ele está em posição de alerta.

. Cor dos olhos: A cor dos olhos não tem relação com a cor da pelagem.

. Pernas: As pernas são longas e finas; pernas traseiras mais longas do que as dianteiras.

. Patas: Devem ser arredondadas.

. Cauda: A cauda de um gato LaPerm é única e deve complementar sua pelagem. As variedades de pelo curto devem ter caudas que se parecem quase com escovas de garrafa.
LaPerm: A diferença é que nessa variedade (pelo longo) desenvolve-se a pluma na cauda; enquanto o Laperm Longhair não tem o desenvolvimento da pluma.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. O gato LaPerm é conhecido por sua tendência a ronronar e demonstrar afeto. Os gatos desta raça geralmente começam a ronronar assim que sentem que alguém está prestando atenção neles.

. O nome "LaPerm" se traduz em ondulado ou encaracolado, como a pelagem da raça.

. A partir de 2003 a raça LaPerm foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS