Raça
MAINE COON POLYDACTYL
• Outros nomes
Maine Cat, Coon Cat, American Coon Cat, American Longhair, Maine Shag, American Forest Cat e Gentle Giant
• Origem
Estados Unidos
• Tamanho
Grande porte
• Peso adulto
(peso aproximado para mais ou menos)
5,5 a 7 kg
Fêmea -
Macho -
8 a 10 kg
• Personalidade
Esses ‘big gatos’ são inteligentes, amigáveis e gentis. Eles adoram brincar, se dão bem com outros pets e são ideais para a família devido ao seu caráter amigo.
Nota-se que quando se conhece um Maine Coon Polydactyl, entende-se porque a raça é apelidada de ‘gigantes gentis do mundo dos gatos’.
RESUMO HISTÓRICO
O Maine Coon Polydactyl é uma das raças naturais da América do Norte e uma série de lendas rodeiam sua origem. A mais comum, mas biologicamente impossível, é que ela ocorreu através de cruzamentos entre gatos domésticos e guaxinins; outra teoria popular relata que a raça se originou através dos seis gatos de estimação que Marie Antoinette enviou para a cidade de Wiscasset, em Maine/EUA, quando planejava fugir da França durante a Revolução Francesa.
Entretanto, os especialistas no assunto acreditam que a raça Maine Coon surgiu do cruzamento de gatos domésticos (tipo Angora) - que foram introduzidos por marinheiros da nova Inglaterra - com gatos de pelo longo - trazidos para a América pelos Vikings, na década de 1850.
Ao longo do século XIX, a raça foi apresentada em exposições organizadas por agricultores que os premiavam por sua excelente capacidade de manter os celeiros e dependências livres de roedores. Esse concurso era chamado de "Maine State Champion Coon Cat".
Já no início do século XX, O crescimento do Maine Coon aconteceu muito aceleradamente, mas depois também declinou bem rapidamente. Entretanto, a partir dos anos 50, sua popularidade voltou a crescer e, até hoje, é uma raça muito popular em todo os cantos do planeta.
PADRÃO
. Corpo: Os gatos Maine Coon Polydactyl são musculosos, bem proporcionados e retangulares, dando a impressão de equilíbrio geral. Maine Coons machos são geralmente maiores que as fêmeas.
. Cabeça: A cabeça é de largura média e um pouco mais longa do que larga.
. Focinho: O focinho é quadrado e de comprimento médio.
Queixo: O queixo é forte e firme, e de perfil, a sua profundidade deve parecer quadrada, criando-se um ângulo de 90°.
Orelhas: As orelhas são grandes com bases largas que se afilam em pontas pontiagudas. Nota: tufos nas orelhas são desejáveis.
Pelagem: A raça Maine Coon tem uma pelagem dupla irregular com subpelo acetinado em textura macia, sedosa e pelos mais longos por cima.
Cor da pelagem: Os gatos Maine Coon vêm em todas as cores e padrões, no entanto, duas cores não são permitidas em exposições: brown, agouti e lilac. Nota: os gatos Maine Coon que exibem a coloração agouti também são desqualificados de exposições.
Olhos: A raça Maine Coon deve ter olhos grandes e expressivos em formato oval, inclinando-se levemente em direção à base externa das orelhas.
. Cor dos olhos: A cor dos olhos da raça Maine Coon são verdes, ouros, estranhos ou azuis.
. Pernas: As pernas devem ser substanciais, com comprimento médio e bem proporcionadas em relação ao corpo. As pernas dianteiras devem estar retas e a perna traseira deve parecer reta quando vista por trás.
. Patas: Grandes e arredondadas. Nota: máximo de 7 dedos em qualquer pé.
. Cauda: A cauda é longa e espessa de textura áspera proeminente no peito.
OUTRAS INFORMAÇÕES
. O Maine Coon Polydactyl – ‘geralmente’ atinge seu tamanho adulto com 4 anos de vida.
. Uma das raças naturais mais antigas da América do Norte é o Maine Coon Polydactyl. Ele é considerado nativo de Maine, EUA, onde tornou-se o gato oficial deste estado.
. O gato Maine Coon Polydactyl costuma gorjear e trinar em vez de miar para se comunicar.
. A raça Maine Coon Polydactyl podem ter até 7 dedos. Eles são aceitos através da The International Cat Association (TICA).
. A maioria dos gatos da raça Maine Coon Polydactyl gostam de água. A pelagem resistente da raça, os ajudam a ser bons nadadores.
. A partir de 2015 a raça Maine Coon Polydactyl foi aceita para exposições TICA.
GATOBRAS