abissinio-gatobras

Raça

MANX

• Outros nomes

Stubbin, Rumpy, Rumpy Riser, Stumpy, Longy, Manks, Kayt Manninagh

bandeira-eua.png

• Origem

Ilha de Man, Reino Unido

faixa.png

• Tamanho

Médio Porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3,5 a 4,5 kg

Fêmea -

Macho -

4,5 a 5,5 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça Manx é social, inteligente e adora brincar. Esses gatos convivem bem com outros pets, crianças e adultos, desenvolvendo-se fortes laços com seus amigos humanos e companheiros animais.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

O Manx existe há séculos na Ilha de Man. Embora sua origem exata seja motivo de debate, acredita-se que um gato com mutação espontânea de cauda curta foi introduzido na ilha, provavelmente por marinheiros nórdicos ou espanhóis.

Devido ao pequeno tamanho da ilha e seu relativo isolamento do continente, combinado com o alto grau de penetração da mutação, o gene desse gato tornou-se o traço dominante entre a população felina da ilha.

O Manx existe há pelo menos três séculos, tendo sido registrado pela primeira vez em 1807. Já a The International Cat Association (TICA) reconheceu o Manx a partir de 1979.

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: O corpo do Manx é robusto e arredondado, com ampla musculatura.

. Dorso: O dorso é curto, formando um arco que se estende da garupa aos ombros.

. Cabeça: A cabeça é redonda e quando vista de perfil ela deve apresentar comprimento médio e com inclinação suave que se estende da testa ao nariz.
. Focinho: O focinho é bem desenvolvido.

. Queixo: O queixo é forte.

. Papadas: As papadas são bem desenvolvidas. Nota: os machos exibindo mais papada do que as fêmeas.

. Bochechas: As bochechas são proeminentes.

. Orelhas: A raça Manx tem orelhas de tamanho médio que são amplamente espaçadas e posicionadas ligeiramente para fora, com bases largas que se afunilam em direção às pontas arredondadas.

. Pelagem: A raça Manx tem pelagem dupla com um toque denso e macio. Nota: Manx Longhair a pelagem é sedosa e seu comprimento é de tamanho médio com golas mais longas no pescoço e pelos abdominais.

. Cor da pelagem: Todas as cores são aceitas na raça Manx. Nota: as únicas cores que não são permitidas para exibição são aquelas que sugerem hibridização: lavender, chocolate, pointed ou qualquer uma dessas cores misturadas com branco.

. Olhos: Os olhos são grandes, redondos e colocados em um leve ângulo que se inclina em direção às orelhas.

. Cor dos olhos: Os olhos podem ser nas cores ambas, cobre, verde, dourado, avelã, laranja ou amarelo.

. Pernas: As pernas traseiras devem mostrar coxas pesadas e musculosas, entretanto devem ser retas quando vistas por trás; as pernas dianteiras devem ser mais curtas que as traseiras.

. Patas: As patas são redondas.

. Cauda: Embora a ausência absoluta de cauda seja altamente desejável, os gatos Manx podem ter uma elevação óssea no final da coluna.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. Na Ilha de Man, os membros da raça Manx eram originalmente chamados de gatos "stubbin", um termo que alguns moradores continuam a usar até hoje em dia.

. A raça Manx é bastante popular na Ilha de Man, onde gatos semelhantes podem ser encontrados em vários itens, incluindo moedas e selos postais.

. A partir de 1979 a raça Manx foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS