top of page
abissinio-gatobras

Raça

MUNCHKIN LONGHAIR

• Outros nomes

Sausage cat

Imagem da bandeira do país de origem!

• Origem

Estados Unidos

• Tamanho

Médio

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

2,5 a 3,5 kg

Fêmea -

Macho -

3,5 a 4,5 kg

• Personalidade

Brincalhão, amigável e sociável

RESUMO HISTÓRICO

Originária dos Estados Unidos, a variação genética Munchkin foi descoberta pela primeira vez em 1983, quando Sandra Hockenedel, uma apaixonada por felinos, encontrou uma gata grávida com pernas curtas, em Rayville, Louisiana. Essa descoberta se tornou a base para o desenvolvimento da raça conhecida como Munchkin.

Em 1994, a TICA (The International Cat Association) começou a reconhecer o Munchkin em seu programa de desenvolvimento de novas raças. Esse programa monitora a linhagem dos gatos usados na criação de novas raças e analisa dados de reprodução sob a supervisão de seu comitê de genética. Depois de anos de esforço e observação, o Munchkin foi oficialmente aceito para participar de campeonatos promovidos por essa federação em maio de 2003.

PADRÃO

Cabeça: A cabeça do Munchkin tem uma forma parecida com uma cunha, mas não é pontuda, é mais arredondada, proporcional ao corpo. As maçãs do rosto são altas e bem definidas. Os machos podem parecer um pouco maiores que as fêmeas.

Orelhas: As orelhas são mais largas na base e terminando em pontas arredondadas.

Pelos: É aceitável ter pontas de lince nos gatos de pelo longo.

Olhos: Os olhos têm o formato de noz e ficam bem afastados, dando uma expressão aberta e alerta. Eles também ficam levemente inclinados em direção às orelhas. A cor dos olhos não tem relação com a cor do pelo.

Queixo: O queixo é firme, mas não muito grande, alinhado com o nariz.

Focinho: O focinho é de tamanho médio, proporcional à cabeça, com contornos suaves.

Almofadas dos bigodes: As almofadas de bigode podem ser proeminentes. O nariz é de tamanho médio, com uma pequena protuberância.

Pescoço: Os machos têm músculos mais desenvolvidos do que as fêmeas.

Corpo: O corpo é grosso, mas não compacto.

Dorso: O dorso é levemente inclinado para cima dos ombros até a cauda.

Peito: O peito é arredondado e os quadris são firmes.

Pernas: As pernas são curtas e ficam alinhadas quando vistas de frente ou de trás. As pernas dianteiras e traseiras têm o mesmo comprimento.

Pés: Os pés são redondos e compactos, proporcionais ao corpo. Todos os quatro pés apontam para frente, não para dentro ou para fora.

Cauda: A cauda é levantada quando o gato está em movimento e afina até uma ponta arredondada. Não é muito grossa e tem o mesmo comprimento do corpo.

Estrutura Óssea: A estrutura óssea é de tamanho médio, sem ser muito volumosa.

Musculatura: A musculatura é bem desenvolvida, mas não excessiva, principalmente nas fêmeas.

Pelagem: A pelagem é semi-longa.

Textura: A pelagem é macia e resistente a todas as condições climáticas, com um subpelo médio. Para a pelagem semi-longa, ela é fluída, sedosa e também resistente a todas as condições climáticas, com um subpelo moderado e médio. Uma gola leve a moderada é permitida. As pernas traseiras têm pelos, e a cauda tem uma pluma cheia.

Considerações adicionais: É permitido que os machos tenham jowls pronunciados (parte inferior das bochechas bem desenvolvida). Não são aceitos atributos que não estejam dentro do padrão, como pernas em forma de vaca, nariz muito achatado ou muito comprido, olhos muito redondos ou cabeça muito redonda. Corpos curtos e compactos ou pelagem encaracolada são desqualificantes.

Desqualificação: Serão desqualificados gatos com dorso arqueado ou curvado excessivamente, ou que se pareçam muito com uma raça reconhecida em miniatura.

OUTRAS INFORMAÇÕES

. O Munchkin é um gato com pernas curtas que resultaram de uma mutação genética. Eles têm pernas curtas e podem ter uma leve curvatura nos ossos longos, mas isso não afeta sua mobilidade ou capacidade de sobrevivência. A raça foi desenvolvida a partir de gatos domésticos com essa característica natural. Os Munchkins são gatos extrovertidos, inteligentes e que gostam de serem acariciados.

. A raça foi oficialmente aceita para campeonatos da TICA (The International Cat Association) em 2003.

bottom of page