Raça
NORUEGUÊS DA FLORESTA
• Outros nomes
Norsk skogkatt, Norsk skaukatt e Norwegian Forest
• Origem
Noruega
• Tamanho
Grande porte
• Peso adulto
(peso aproximado para mais ou menos)
4 a 4,5 kg
Fêmea -
Macho -
5,5 a 7,5 kg
• Personalidade
A raça Norueguês da Floresta é amigável, Inteligente e calma.
RESUMO HISTÓRICO
O Gato Norueguês da Floresta é uma raça natural, o que significa que se desenvolveu ao longo do tempo sem intervenção intencional ou manipulação humana.
Esses incríveis felinos simplesmente aproveitaram a vida nos países nórdicos até 1938, quando um gato norueguês da floresta foi apresentado em uma exposição. Pouco depois, os entusiastas se uniram para formar o Norwegian Forest Cat Club.
A raça Norueguês da Floresta quase foi extinta durante a segunda guerra mundial. Entretanto após o triste acontecimento, os membros do clube se uniram para reviver a raça e impulsioná-la de volta à popularidade.
Finalmente, na década de 1970, estabeleceu-se um programa especial de criação para proteger a raça – e ela recebeu seu reconhecimento real quando o falecido rei Olaf a designou como sendo oficial da Noruega.
Em 1979, o primeiro casal reprodutor de Norueguês da Floresta foi importado para os Estados Unidos. Já em 1984, a raça ganhou seu primeiro status para campeonatos através da The International Cat Association (TICA).
PADRÃO
. Corpo: O corpo deve é robusto e grande. Seu comprimento é moderado. Nota: os machos são tipicamente maiores do que as fêmeas.
. Peito: O peito é largo.
. Cintura: A cintura é larga (mas não gorda).
. Cabeça: A cabeça do Norueguês da raça Floresta forma um triângulo equilátero.
. Focinho: O focinho é reto.
. Queixo: O queixo é firme. Nota: os machos podem exibir papada significativa.
. Orelhas: As orelhas de um gato norueguês da floresta são de tamanho médio a grande e com mobilidade pesada. Nota: As pontas do lince são consideradas altamente desejáveis, mas não são obrigatórias.
. Pelagem: A raça Norueguês da Floresta tem pelos grossos e duplos que são altamente resistentes à água e seu subpelo é pesado e lanoso.
. Cor da pelagem: Todas as cores e padrões são aceitáveis - com exceção daqueles que apresentam hibridização, ou seja, sable, chocolate, lilac, lavender, cinnamon, fawn, restrito a pontos e qualquer mistura dessas cores com branco.
. Olhos: Os olhos devem ser grandes e expressivos, com uma forma de amêndoas. Eles devem ser colocados em um pequeno ângulo para que o canto externo fique mais alto que o canto interno.
. Cor dos olhos: Os olhos devem complementar a pelagem e são normalmente verdes, dourados, cobre ou verde-ouro. Nota: os gatos com manchas brancas, bem como o branco sólido, os gatos noruegueses da floresta podem ter olhos azuis ou olhos estranhos.
. Pernas: As pernas devem ser de comprimento médio, fortes e musculosas. As pernas traseiras um pouco mais longas comparando-as com a dianteiras.
. Patas: As patas devem exibir tufos entre os dedos.
. Cauda: A cauda do gato norueguês da floresta deve ser longa e espessa; idealmente, deve ter o mesmo comprimento que o corpo do gato. A cauda deve ser mais grossa na base e deve ter uma ampla plumagem formada por pelos mais longos.
OUTRAS INFORMAÇÕES
. Os gatos noruegueses da floresta são lentos para amadurecer, levando até cinco anos para atingir todo o seu potencial.
. Enquanto muitos gatos não gostam de água, o Gato Norueguês da Floresta não tem medo de se molhar.
. Os gatos noruegueses da floresta são apelidados de "Wegies". Durante a década de 1950, a raça foi declarada o gato oficial da Noruega pelo rei Olav V.
. A partir de 1984 a raça Norueguês da Floresta foi aceita para exposições TICA.
GATOBRAS