abissinio-gatobras

Raça

OCICAT

• Outros nomes

Leopard Cat

bandeira-eua.png

• Origem

Estados Unidos

faixa.png

• Tamanho

Médio porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3,5 a 4,5 kg

Fêmea -

Macho -

4,5 a 5,5 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça Ocicat tem a sua personalidade alegre e extrovertida. Esse gato adora brincar e é inteligente. Sua reputação de receber visitantes e se dar bem com seus donos é excelente, entretanto ele tende a eleger uma pessoa favorita da família.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

A história da raça Ocicat começa em 1964, quando uma criadora chamada Virginia Daly, de Michigan/EUA, usou um abissínio e um siamês na tentativa de produzir siameses com padrões de pontas dos abissínios.

Os filhotes nasceram com características de abissínios. Uma gatinha foi mantida para reprodução, mas um dos seus filhotes nasceu com manchas douradas. Como não era objetivo o desenvolvimento de uma nova raça, ele foi castrado, mas o geneticista, Dr. Clyde Keeler, sugeriu que Virgínia repetisse a reprodução em busca de um novo gatinho malhado como o que nasceu anteriormente.

O nascimento foi positivo e assim começou o desenvolvimento da raça Ocicat. A partir de então, foram feitos cruzamentos com o American Shorthair, buscando a introdução da cor silver, e em 1980, outros criadores fascinados desenvolveram novas linhas.

A raça avançou-se positivamente. E em 1986, a The International Cat Association (TICA) concebeu o direito da raça Ocicat participar de campeonatos.

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: A raça Ocicat tem corpo desenvolvido que contribui para uma aparência atlética, dando-lhe a impressão que esse de mais pesado do que se parece. Nota: Os machos são geralmente maiores do que as fêmeas.

. A cabeça é em forma de cunha modificada, exibindo-se uma ligeira curva que vai do focinho até a bochecha.

. Queixo: O queixo é firme.

. Focinho: O focinho é bem definido e com formato quadrado.

. Orelhas: As orelhas são grandes em um ângulo de 45 graus. Nota: tufos nas orelhas às vezes aparecem.

. Pelagem: A pelagem é lisa e rente ao corpo. A sua textura é acetinada e macia.

. Cor da pelagem: A raça Ocicat possui uma grande variedade de padrões de cores manchadas e com marcas distintas que se destacam da cor do fundo. Os pelos individuais devem ser em faixas, com exceção aos da ponta da cauda, que também é a parte mais escura da pelagem. Nota: a pelagem é tipicamente mais clara ao redor dos olhos, bem como no maxilar inferior e no queixo.

. Olhos: Os olhos do Ocicat são grandes, em formato de amêndoa, devendo-se inclinar ligeiramente para cima em direção às orelhas.

. Cores dos olhos: Os olhos podem ser de qualquer cor, exceto a cor azul.

. Pernas: As pernas devem ser de comprimento médio, bem musculadas e proporcionais ao corpo.

. Patas: As patas devem ser compactas e com formato oval.

. Cauda: A cauda de um Ocicat deve ser fina, longa e com um leve afunilamento no final. Nota: a ponta da cauda é escura.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. Apesar de sua aparência selvagem, a raça Ocicat é cem por cento doméstica, por isso é ideal para quem anseia por um gato com aparência exótica e uma personalidade mansa e amigável.

. Nomeado por sua notável semelhança com a jaguatirica, o Ocicat tem uma pelagem curta que é fácil de cuidar.

. A partir de 1987 a raça Ocicat foi aceita para exposições TICA.