abissinio-gatobras

Raça

PERSA

• Outros nomes

Persian longhair e Persian

bandeira-eua.png

• Origem

Iran

faixa.png

• Tamanho

Médio

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3 a 4,5 kg

Fêmea -

Macho -

4,5 a 5,5 kg

faixa.png

• Personalidade

Os gatos persas trazem alegria para seus donos pois eles possuem personalidade amorosa, gentil e divertida. Eles adoram descansar, principalmente depois de atingirem a idade adulta, entretanto quando seus proprietários estão dispostos a diversão, eles irão corresponder, mas não com travessuras excessivas.

Outra característica, é a inteligência dos persas, bem como seu caráter de se dar bem com crianças, outros felinos e até cães.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

A história da raça Persa estende-se por milhares de anos. Esses gatos – ou gatos com aparência semelhante – podem ser vistos em hieróglifos que datam de aproximadamente 1684 a.C. Bem como gatos com pelos compridos podiam ser verificados na Itália do século XV que, segundo pesquisadores, eles foram trazidos da Ásia.

No século XVII, o explorador italiano Pietro del la Valle, trouxe um gato da Pérsia para a Itália. Esse gato pode ter sido de uma espécie conhecida como


O gato persa é uma raça antiga de gato e, assim como outras raças antigas, sua história é um pouco nebulosa. Gatos de pelo comprido estavam na Itália em 1500. Esses gatos foram importados da Ásia. No século XVII, Pietro del la Valle trouxe um gato da Pérsia para a Itália para adicionar ao programa de reprodução. Este gato pode muito bem ter sido um gato conhecido na Pérsia como 'sand cat (gato da areia)' - um gato que vivia no deserto.


Tempos mais tarde, o astrônomo Nicolas de Pereisc, adquiriu alguns gatos de pelagem comprida. Esses gatos vieram da Turquia, que também é o país de origem dos angorás da Turquia. E a partir do século XIX, os descendentes desses felinos turcos foram cruzados com alguns gatos da Itália.

A popularidade dos persas aumentou quando a rainha Vitória e outros membros da realeza se apaixonaram por esta raça que foi introduzida nos Estados Unidos no final do século XIX, onde se tornaram populares por sua aparência única e personalidade amigável.

A partir de 1979, a raça Persa foi aceita para exposições da The International Cat Association.

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: O corpo do Persa é bem arredondado, mas equilibrado, com um tipo de corpo atarracado e bom tônus ​​​​muscular.

. Cabeça: A cabeça deve é redonda e grande. Ela assenta-se em um pescoço curto. Nota: a cabeça vista de perfil, a testa, o nariz e o queixo devem parecer alinhados verticalmente, com os olhos assumindo uma aparência proeminente.

. Orelhas: As orelhas são pequenas, com uma ligeira inclinação para a frente e pontas redondas.

. Pelagem: A pelagem é grossa, longa e textura fina.

. Cor da pelagem: As cores podem ser nas seguintes divisões:
- Divisão sólida: white, black, blue, chocolate, cream, lilac e red.
- Divisão silver e gold: shaded golden, shaded silver, chinchilla golden e chinchilla silver.
- Divisão smoke e shaded: black smoke, blue smoke, blue-cream smoke, cream smoke, cameo smoke (red), cream shell cameo, cream shaded vameo, shaded cameo e shell cameo.
- Divisão tabby: red, blue, blue-silver, brown, cameo, cameo-cream e silver.
- Divisão particolor: blue-cream, chocolate tortoiseshell, lilac-cream e tortoiseshell.
- Divisão bicolor: black and white, blue and white, red and white, cream and white, chocolate and white, lilac and white, calico, chocolate calico, lilac calico e dilute calico.

Olhos: Os olhos são grandes, redondos, cheios e com coloração brilhante.

Cor dos olhos: A cor do olho de gato persa deve complementar a cor da pelagem:
- Persas de cor white podem ter os olhos com as colorações de cobre, azul ou um de cada cor.
- Persas de cor shaded golden, shaded silver, chinchilla golden ou chinchilla silver podem ter os olhos com as colorações de verde ou azul-esverdeado.
- Persas de cor blue, blue-silver, brown, cameo, cameo-cream, cream, red ou silver podem ter os olhos com a coloração cobre.
- Persas de cor blue-cream, chocolate tortoiseshell, lilac-cream ou tortoiseshell podem ter os olhos com a coloração cobre.

. Pernas: As pernas dos persas são grossas e curtas. A sua aparência é de força.

. Patas: A patas são arredondadas com tufos proeminentes entre os dedos.

. Cauda: A cauda é curta, mas bem proporcionada, criando-se equilíbrio com o corpo.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. Os gatos persas de face achatada têm alguns apelidos diferentes, incluindo 'ultra-type e o peke-face'.

. Os persas com focinhos mais longos são chamados de 'doll face Persian'.

. A partir de 1979 a raça Persa foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS