abissinio-gatobras

Raça

PIXIEBOB

• Outros nomes

Pixiebob Cat

bandeira-eua.png

• Origem

Estados Unidos

faixa.png

• Tamanho

Médio a grande porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3,5 a 5,5 kg

Fêmea -

Macho -

5,5 a 7,5 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça Pixiebob é amigável e leal. Esses gatos adoram brincar e demonstram afeto por todos os membros da família, incluindo crianças, outros felinos e cães.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

As histórias sobre a origem da raça Pixiebob são incertas, mas acredita-se que o primeiro exemplar dnasceu em 1985 nos Estados Unidos, a partir da ninhada não planejada de um Lince e um gato doméstico. O bichano pertencia a Carol Ann Brewer, nomeando um dos filhotes de Pixie, tornando-se a base da raça.

Em 1989, a criadora escreveu o primeiro padrão da raça que deu o nome de Pixiebob, em homenagem a Pixie e Bob (devido ao nome Bobcat que do inglês significa Lince-pardo). Quando Brewer começou a buscar aceitação de associações para a raça, descobriu o quão difícil seria registrar um suposto híbrido de gato selvagem, mesmo que isso não fosse verdade. E a partir de 1998, a TICA (The International Cat Association) reconheceu a raça para fins de exposição.

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: Os gatos Pixiebob são de tamanho médio a grande, com omoplatas proeminentes e uma ligeira inclinação ascendente do ombro ao quadril.

. Tórax: O tórax é largo.

. Cabeça: A cabeça deve é média a grande, formando uma pera invertida.

. Queixo: O queixo é alinhado com o focinho deve estar cheio

. Focinho: O focinho é largo, ligeiramente convexo e com uma leve protuberância na trufa.

. Orelhas: As orelhas do gato Pixiebob são de tamanho médio, com bases largas e profundas. Elas apresentam pontas arredondadas. Nota: As orelhas tem marcas de impressão digital em suas costas, e a inclinação do lince é desejável, sendo mais proeminente em gatos de pelo comprido (Pixiebob Shorthair).

. Pelagem: A pelagem de um gato Pixiebob é curta. Nota: pelagem da barriga é mais comprida e apresentam manchas pequenas a médias que são atenuadas pelo ticking.

. Cor da pelagem: Os gatos Pixie Bob podem ser de qualquer tom de tabby brown, com uma faixa branca ou cream ao redor do olho e marcas de rímel que estende-se do canto externo do órgão da visão até a bochecha.

. Olhos: Os olhos possuem formato triangular e seu tamanho é médio.

. Cores dos olhos: As cores dos olhos podem ser ouro, marrom e verde groselha.

. As pernas são musculosas, longas e possuem ossos pesados. Nota: as pernas traseiras são mais longas do que as dianteiras.

Cauda: A cauda deve ter um mínimo de 2 polegadas (5 cm) de comprimento e não pode ser maior que o tamanho da jarrete. Nota: Torções e cachos são aceitos.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. A maioria dos gatos Pixiebob não miam, eles fazem barulhos de chilrear e tagarelar, bem como rosnados ocasionais.

. Pixiebobs podem ser gatos polidáctilos, tendo mais do que o número normal de dígitos em suas patas, e são considerados sortudos.

. A partir de 1998, a raça Pixiebob foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS