abissinio-gatobras

Raça

RUSSIAN BLUE

• Outros nomes

Archangel Blue e Archangel Cat

bandeira-eua.png

• Origem

Arkhangelsk, Rússia

faixa.png

• Tamanho

Médio porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3,5 a 4,5 kg

Fêmea -

Macho -

4,5 a 5,5 kg

faixa.png

• Personalidade

O Blue Russian é um felino deslumbrante, para não mencionar um companheiro maravilhoso. Esses gatos são inteligentes, gentis e fiéis aos donos. Se adaptam com outros pets, bem como se dão bem com crianças, desde que os respeitem.

Outra característica dos gatos da raça Russian Blue é que eles são independentes e não irão reclamar da ausência dos donos.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

Embora sua origem esteja envolta em mistério, este gato já foi chamado de Gato Arcanjo e favorecido por reis e rainhas em toda a Europa.

O Gato Russian Blue estava entre os concorrentes na primeira exposição de gatos realizada na Inglaterra nos anos 1880, e a partir daí, esses felinos foram ficando cada vez mais conhecidos, tornando-os reconhecidos para fins de exposições oficiais em 1979, através da TICA (The Internacional Cat Association).

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: O corpo do Russian Blue possuí ossos finos, aparência graciosa e atlética.

. Cabeça: A cabeça é em formato de cunha de tamanho médio (que não seja muito curta nem muito longa).

. Orelhas: O Russian Blue tem orelhas grandes com bases largas, pontas pontiagudas e pele quase translúcida. Nota: As orelhas possuem suave mobilidade e a pele aparece através do pelo de fora do orifício auricular.

. Pelagem: A pelagem dupla e espessa. A sua textura é densa e fina. Os pelos destacam-se e oferecem um toque sedoso e macio.

. Cor da pelagem: Os gatos azuis russos exibem uma cor “azul brilhante”, preferencialmente com tons mais claros aos tons mais escuros, devendo haver uma diferença notável entre a cor de fundo e a ponta.

. Olhos: Os olhos são arredondados e separados.

. Cor dos olhos: Todos os gatos da raça Russian Blue possuem olhos verdes.

. Pernas: As pernas são longas e de ossatura fina.

. Patas: As patas são pequenas e com um perfil ligeiramente arredondado.

. O Russian Blue tem cauda longa e bem proporcionada quando comparada ao corpo. Nota: a cauda afunila-se da base para a ponta.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. Algumas pessoas acreditam que os gatos da raça Russian Blue descendem dos gatos dos czares do império russo.

. Os gatos da raça Russian Blue, às vezes são chamados de Archangel Cats (Gatos Arcanjos) após sua origem nas Ilhas Arcanjos.

. A partir de 1979, a raça Russian Blue foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS