abissinio-gatobras

Raça

SAVANNAH

• Outros nomes

Savana

bandeira-eua.png

• Origem

Estados Unidos

faixa.png

• Tamanho

Grande porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

F1 = 5,5 a 8,5 kg
F2 = 5,5 a 7 kg
F3, F4 e F5 = 4,5 a 6 kg

Fêmea -

Macho -

F1 = 7,5 a 11,5 kg
F2 = 7 a 11,5 kg
F3, F4 e F5 = 6,5 a 9 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça Savannah é inteligente, confiante, Extrovertida e curiosa.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

A origem da raça Savannah começou em 7 de abril de 1986, quando uma gatinha nasceu do cruzamento de uma felina doméstica com um serval africano.

Esta filhote de F1 (cruzamento híbrido de primeira geração) tinha o comportamento doméstico e selvagem dos servais. Ela foi adquirida pela criadora Suzi Wood que tinha o objetivo de desenvolver outros felinos com aparência selvagem, mas para fins de companhia, atraindo outro entusiasta sobre o assunto, Patrick Kelley, que buscava o desenvolvimento de uma nova raça nas mesmas características relacionadas por Suzi.

A partir daí, percebeu-se que os gatos Savannah F1 eram férteis, comprovando assim que havia a possibilidade da evolução de uma nova raça. Por conseguinte, surgiram os F2 (híbridos de segunda geração), F3 (híbridos de terceira geração), e assim sucessivamente.

Patrick, juntou-se à criadora Joyce Sroufe para fortalecer seus esforços. O padrão da raça foi submetido à TICA (The International Cat Association) em 1996 e, em 2012, a raça foi reconhecida para fins de exposição.

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: Os gatos da raça Savannah devem ter a aparência longa e magra. Nota: os machos geralmente são maiores do que as fêmeas. Em geral, os Savannahs devem ter alguma semelhança com os Servals, com as gerações posteriores expressando mais traços domésticos.

. Cabeça: A cabeça deve ser pequena em proporção ao corpo, com o rosto formando-se um triângulo equilátero.

. Focinho: O focinho projeta-se ligeiramente e é afilado sem interrupção. Visto de perfil, a testa deve parecer reta a levemente convexa, e também deve formar um triângulo que se estende do topo do olho até a sua ponta e depois, até a linha do maxilar e de volta ao olho.

. Pescoço: O pescoço é longo e magro.

. Orelhas: As orelhas de um gato Savannah são largas com bases profundas, topos arredondados e posicionadas no alto da cabeça. Nota: as marcações de ocelos são altamente desejáveis.

. Pelagem: A pelagem é de comprimento curto a médio, com um toque levemente áspero nos pelos de guarda e um toque mais macio no subpelo. Nota: as manchas do Savannah devem ser mais suaves do que as outras cores.

. Cor da pelagem: Várias cores são aceitas, incluindo black, brown spotted tabby, black silver spotted tabby, e black smoke. As marcações devem ser distintas e as linhas do duto lacrimal devem ser visíveis. Nota: na cor black o couro do nariz deve ter a mesma cor, enquanto os de outras cores podem vir com a cor do couro em rosa a tijolo com forro preto ou couro preto com listras centrais rosa a tijolo.

. Olhos: Os olhos são de tamanho médio. A parte inferior tem forma de amêndoa e o canto superior cria-se uma linha visual que se inclina em direção ao nariz.

. Cor dos olhos: Todas as cores dos olhos são permitidas.

. Pernas: As pernas são longas e com aparência atlética - nem musculatura pesada nem delicadeza excessiva devem ser exibidas. Nota: as pernas traseiras são mais longos do que as dianteiras.

. Patas: As patas são ovais e de tamanho médio. Nota: as almofadas das patas podem ser de carvão profundo ou preto acastanhado em todas as combinações de cores.

. Cauda: A cauda do gato Savannah é grossa e de comprimento médio. Nota: A cauda tem afunilamento e uma extremidade romba.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. Marcas lindas e personalidades fantásticas tornam os gatos Savannah bonitos e populares.

. Esses felinos incríveis obtêm sua aparência exótica do Serval, um pequeno gato selvagem africano com manchas impressionantes, pernas longas e orelhas enormes.

. Enquanto a maioria dos gatos se esforça para evitar a água, as savanas são o oposto.

. De acordo com o Guinness Book of World Records, o Savannah chamado Arcturus Aldebaran Powers é o gato mais alto do mundo, medindo pouco mais de 19 polegadas (48 cm).

. Os gatos Savannah F1 têm um pai serval africano de raça pura, os F2 são uma geração de distância e os F3 são duas gerações de distância, e assim por diante.

• A partir de 2012, a raça Savannah foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS