abissinio-gatobras

Raça

SPHYNX

• Outros nomes

Canadian Sphynx, Canadian Hairless Cat e Moon Cat

bandeira-eua.png

• Origem

Canadá

faixa.png

• Tamanho

Pequeno a médio porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

2,5 a 3,5 kg

Fêmea -

Macho -

3,5 a 5 kg

faixa.png

• Personalidade

Se você está procurando um gato amigável com uma grande personalidade, o Sphynx pode ser o ideal. Esses gatos são gentis e se dão bem com outros animais, pessoas estranhas e crianças, bem como são excelentes companheiros para seus donos.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

Existem algumas histórias sobre a origem da raça Sphynx. Alguns acreditam que eles vieram de gatos sem pelos que habitavam o México, documentados a partir do início de 1900.

Anos mais tarde, em 1966, nasceu um gatinho sem pelos chamado Prune. Na sua maturidade, ele acasalou com sua mãe, dando à luz a filhotes com as mesmas características. Eles e outros bichanos com peculiaridades parecidas, formaram a base para o desenvolvimento da raça Sphynx que teve seu reconhecimento para fins de exposição em 1979, através da The International Cat Association (TICA).

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: Formado por ampla musculatura.

. Abdômem: Arredondado.

. Peito: Arredondado.

. Garupa: Arredondada.

. Cabeça: A cabeça do Sphynx tem cunha modificada que é ligeiramente mais longa do que larga.

. Maças do rosto: Devem ser proeminentes.

. Focinho: Reto.

. Queixo: Forte.

. Orelhas: Tamanho grande, com bases largas e eretas. Nota: a base externa da orelha é no mesmo nível do olho.

. Pelagem: Os gatos Sphynx podem ser completamente sem pelos, ou podem ter uma penugem de pêssego muito curta e fina que não interfere na aparência dos exemplares.

. Cor da pelagem: Todas as cores e padrões são aceitáveis, com exceção de medalhões brancos, manchas na barriga e botões em gatos de exposição. Nota: a pele enrugada é desejável, principalmente entre as orelhas, ao redor dos ombros e na área do focinho.

. Rugas na pele: A pele enrugada é desejável, principalmente entre as orelhas, ao redor dos ombros e na área do focinho.

. Bigodes: Os bigodes, quando presentes, devem ser curtos e esparsos.

. Olhos: Os olhos do Sphynx devem ser grandes e em forma de limão, com centros largos e pontos bem definidos em ambos os lados. As bordas externas dos olhos devem ser levemente inclinadas para cima, alinhando-se com a base externa da orelha.

. Cores dos olhos: Todas as cores dos olhos são aceitas.

. Pernas: As pernas são robustas e bem musculadas. Elas devem ser proporcionais ao corpo. Nota: as pernas traseiras são mais longas do que as dianteiras.

. Patas: As patas possuem formato oval e os dedos são proeminentes e bem articulados.

. Cauda: A cauda da raça Sphynx é longa, fina e proporcional ao comprimento do corpo. Nota: a cauda possuí um cone fino com uma extremidade pontiaguda.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. A raça tem o nome de Sphynx por causa do famoso monumento egípcio que apresenta a criatura mítica com a cabeça de um humano e o corpo de um leão.

. Os gatos Sphynx não são ásperos ou carecas ao toque. Aqueles que acariciam um Sphynx sabem que eles são cobertos com uma fina camada de penugem felpuda que tem uma sensação suave de camurça.

. Muitas pessoas querem ter um gato Sphynx porque acreditam que a falta de pelo os torna hipoalergênicos. No entanto, isso não é verdade. O alérgeno de gato mais comum é uma proteína chamada Fel D1 que é secretada através da saliva e da pele, e é tão natural para um Sphynx quanto para um gato com pelos.

. Com traços arrojados e um olhar intenso, o Sphynx pode não parecer o gato mais amigável do planeta, mas não se deixe enganar pela aparência deste gatinho.

. A natureza extrovertida e excessivamente afetuosa do Sphynx os torna um ótimo candidato para a Terapia Assistida por Animais. Oferecer-se com seu gato como uma equipe de terapia é uma maneira gratificante de fazer a diferença na vida de pacientes de hospitais, residentes de casas de repouso e até mesmo vizinhos que não são mais tão móveis. O comportamento amigável, paciente, confiante e gentil do Sphynx traz felicidade e conforto aos necessitados.

. A partir de 1979, a raça Sphynx foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS