abissinio-gatobras

Raça

THAI

• Outros nomes

Old-Style Siamese (Siamês estilo antigo), Wichien Maat, Applehead, Traditional Siamese e Classic Siamese

bandeira-eua.png

• Origem

Tailândia

faixa.png

• Tamanho

Médio porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3 a 4 kg

Fêmea -

Macho -

4 a 5,5 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça Thai é inteligente e afetuosa. Esses gatos são companheiros encantadores e amam todos, incluindo crianças, outros gatos e cães.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

No final do século XVIII, os primeiros gatos siameses chegaram na Inglaterra por marinheiros e colonos. Eles chamavam à atenção das pessoas que ficavam deslumbradas com esses felinos. Isso foi visível quando um Siamês foi exibido no Crystal Palace em Londres, em 1871.

Em 1884, o rei do Sião (antiga Tailândia), Chulalongkorn, ofereceu um casal de siameses ao cônsul britânico sendo um passo importante para a expansão destes felinos na Europa.

Em 1892, foi o ano marcado pelo início do estabelecimento dos padrões raciais dos siameses, através do 'Royal Cat do Sião'. Entretanto, devido aos poucos exemplares e, consequentemente, ao alto índice de endogamia, muitos desses descendentes carregavam problemas genéticos, reduzindo significativamente sua reprodução.

Anos depois, com a globalização, a importação desses felinos foi facilitada, causando uma grande demanda por eles, além de aumentar a procura por exemplares que se assemelhassem aos gatos do antigo Sião - que foram os responsáveis pela evolução da raça Thai - bem como as possibilidades de problemas relacionados a endogamia foram reduzidos.

A partir de 1980 foi fundado o primeiro clube de criadores focados no tipo tradicional dos antigos gatos siameses de Sião.

Em 1990, a raça foi reconhecida e batizada como Thai, em homenagem ao país de origem, a Tailândia, e 20 anos mais tarde, veio o seu reconhecimento para campeonatos, através da The International Cat Association (TICA).

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: O corpo é gracioso e ágil. Nota: ele não pode ser tubular ou muito compacto.

. Cabeça: A cabeça do gato Thai é em cunha modificada. A sua largura é média.

. Focinho: O focinho é em forma de cunha. Ele é quase reto, mas com uma curva suave e convexa acima dos olhos e outra curva côncava abaixo dos olhos quando visto de perfil.

. Pescoço: O pescoço deve ser de comprimento médio e não muito estreito.

. Orelhas: As orelhas do Thai são de tamanho médio ou grande. Suas bases são largas e as pontas ovais.

. Pelagem: A pelagem deve é curta. A sua textura é sedosa e pouco ou nenhum subpelo. Nota: a pelagem deve ficar bem rente ao corpo.

. Cor da pelagem: As cores ao redor das orelhas, patas e cauda podem variar, mas o “seal point” com corpo whitish beige, é a colocaração mais comum.

. Cor dos olhos: Todos os gatos da raça Thai têm olhos azuis.

. Pernas: As pernas são de comprimento médio e com uma aparência graciosa.

. Patas: As patas são ovais.

. Cauda: A cauda é longa e suavemente afilada, mas não chicoteada. Nota: a cauda deve ter o mesmo comprimento que o torso.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png

. A raça Thai e a raça Siamês compartilham ancestralidade comum, entretanto eles vêm de linhas diferentes de reprodução que se separaram após a segunda guerra mundial.

. Apesar de muita semelhança entre o gato Thai e o Siamês, tratam-se de duas raças distintamente diferentes.

. A raça Thai está entre as raças mais antigas do mundo. Esses gatos podem ter habitado o reino do Sião antes de 1300 d.C, quando os manuscritos antigos que compõem os Poemas do Livro dos Gatos (Tamra Maew) descreveram pela primeira vez felinos parecidos com eles.

. O Thai também é chamado de “Siamês estilo antigo” porque ele preserva a aparência da raça siamesa de mais de 100 anos.


. O gene que causa o corpo pálido e os pontos escuros dos gatos Thai, é responsável pelos olhos azuis.


. A partir de 2010, a raça Thai foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS