Raça
TONKINESE
• Outros nomes
Tonk
• Origem
Estados Unidos
• Tamanho
Médio porte
• Peso adulto
(peso aproximado para mais ou menos)
4 a 5 kg
Fêmea -
Macho -
4,5 a 5 kg
• Personalidade
A raça Tonkinese é sociável, se dá bem com todos da família, porém pode escolher seu dono principal. Esses gatos são inteligentes, aprendem seu condicionamento com facilidade, além de serem ágeis e brincalhões.
RESUMO HISTÓRICO
Muitas às vezes os gatos birmaneses e siameses são referidos como as raças 'pais' dos tonkineses modernos. Entende-se que o Tonkinese foi criado no Ocidente há mais de cem anos.
Em 1889, o criador de gatos Harrison Weir escreveu sobre um gato pertencente a Hurbert Young, que veio de Cingapura. Ele o descreveu como uma "variedade chocolate do gato siamês real", e disse que era muito bonito e escasso.
Em 1930, Wong Mau, um gato Siamês, foi importado para os EUA. Ele foi descrito como um híbrido de cor marrom com pontos mais escuros no rosto, pernas, pés e cauda. Seu dono, o Dr. Joseph C Thompson, provou que as características do felino eram decorrentes da combinação de dois tipos de genes diferentes. A partir desse gato iniciou-se um programa de criação, resultando-se na raça Birman.
Em meados da década de 1960, Jane Barletta, em Nova Jersey/EUA, e Margaret Conroy, em Ontário/EUA, independentemente começaram a cruzar birmaneses com siameses. Cada criadora produziu uma linha de gatos com pontos marrons escuros e olhos na cor de água-marinha.
O trabalho de Jane a levou ao contato com Margaret Conroy. Assim foi escrito o primeiro padrão da raça Tonkinese que foi reconhecida para exposições pela The International Cat Association (TICA), a partir de 1979.
PADRÃO
. Tronco: O Tonkinese tem o tronco médio.
. Músculos: Bem desenvolvidos.
. Abdômen: Firme.
. Cabeça: A cabeça possui cunha modificada, ligeiramente arredondada e mais longa do que larga.
. Focinho: O focinho é rombudo e tão longo quanto largo. Nota: De perfil deve haver uma ligeira curva convexa na testa.
Orelhas: O Tonkinese possui orelhas alertas e com tamanho médio. Suas bases são largas e as pontas ovais.
. Pelagem: A pelagem é de comprimento curto-médio, com um toque sedoso e macio
. Cor da pelagem: O Tonkinese vem em 4 cores de base (platinum, champagne, natural e blue) e 3 padrões de pelagem (point, mink e sólido). Todas elas para um total de 12 combinações de colorações individuais e de base nas extremidades da face, orelhas, cauda e pernas. Nota: A combinação das cores fornecem o padrão da pelagem. Por exemplo: champagne point, natural solid, blue mink, platinum mink e assim por diante.
. Olhos: A raça Tonkinese possui os olhos em formato de amêndoa.
. Cor dos olhos: As cores dos olhos dos tonkineses vêm em Azul (pelagem na variação point body), aqua (pelagem na variação Mink-body) e de cor e verde ou amarelo esverdeado (pelagem na variação sólida).
. Pernas: As pernas são finas e proporcionais. Nota: as pernas traseiras são maiores do que as dianteiras.
. Cauda: A cauda do gato Tonkinese é bem proporcionada e tem uma forma afilada, mas não chicoteada.
OUTRAS INFORMAÇÕES
. A raça Tonkinese de hoje é uma regeneração da reconhecida raça de gatos registrada pela primeira vez na década de 1880, o 'Chocolate Siamese'.
. A raça Tonkinese foi originalmente escrita como “Tonkense”.
. Algumas histórias afirmam que a raça Tonkinese recebeu o seu nome por causa da região de Tonkin, na Indochina.
. O Tonkinese é a primeira raça de gatos que foi aceita com olhos na cor de água marinha. Nota: outras cores são aceitáveis.
. A partir de 1979, a raça Tonkinese foi aceita para exposições TICA.