abissinio-gatobras

Raça

TOYGER

• Outros nomes

California Toyger

bandeira-eua.png

• Origem

Estados Unidos

faixa.png

• Tamanho

Médio porte

• Peso adulto

(peso aproximado para mais ou menos)

3 a 4,5 kg

Fêmea -

Macho -

4,5 a 6,5 kg

faixa.png

• Personalidade

A raça Toyger é inteligente, descontraída e carinhosa. Apesar de seu nome selvagem e aparência exótica, dando a impressão de um tigre de brinquedo, esses gatos são 100% domésticos, adaptando-se bem às suas famílias e se relacionando facilmente com pessoas de todas as idades. Outra característica: é que eles facilmente fazem amizade com outros animais.

faixa.png

RESUMO HISTÓRICO

A raça Toyger é o resultado da criação de gatos Bengal com raças domésticas de pelo curto com marcas de malhado. Eles foram desenvolvidos no final dos anos 80 na Califórnia, EUA, pela criadora Judy Sugden quando ela percebeu que um dos seus gatos da raça Bengal tinha marcas faciais circulares semelhantes às de um tigre. Através do cruzamento dele com um gato malhado doméstico, o programa do desenvolvimento da nova raça começou bem.

Os anos se passaram e, em 1993, outros criadores aderiram ao programa em busca da padronização e reconhecimento oficial da nova raça chamada Toyger, que, em 2007, teve seu reconhecimento para exposições através da The International Cat Association (TICA).

faixa.png

PADRÃO

. Corpo: O corpo é maior e mais longo do que o de um gato típico quando visto em proporção ao resto da anatomia do gato. Seu formato apresenta contornos ondulados. Nota: as fêmeas podem parecer mais delicadas e menos atléticas que os machos.

. Quartos dianteiros: Os quartos dianteiros exibem ampla força.

. Ombros: Os ombros se erguem para interromper a linha superior do gato.

. Peito: O peito é largo e profundo.

. Cabeça: A cabeça da raça Toyger é de tamanho médio, longa, larga e profunda.

. Queixo: O queixo é forte, largo e profundo.

. Focinho: O focinho é bem definido e o nariz musculoso. Nota: de frente, o rosto deve formar um formato de coração alongado da cabeça para baixo que se estende da testa até as almofadas de bigode.
. Orelhas: As orelhas são arredondadas.

. Pelagem: A pelagem é curta.

. Cor da pelagem: Tabby brown a única cor permitida.

. Olhos: Os olhos são de tamanho pequeno a médio. A forma deles é circular.

. Pernas: As pernas são de comprimento médio, para que o espaço entre o chão e o corpo do gato pareça igual à profundidade do tronco.

. Patas: As patas são grandes, com dedos longos que exibem nós proeminentes.

Cauda: A cauda é longa, parecida com uma corda e com a ponta arredondada.

faixa.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

faixa.png


• Judy Sugden, que desenvolveu a raça Toyger, é filha de Jean Mill, que desenvolveu a raça Bengal.

• A raça Toyger exibe “brilho” dourado por cima da pelagem, acentuando-se ainda mais sua cor ousada e padrão exclusivo de listras dos tigres.

• Os padrões da raça Toyger são altamente detalhados. Nota-se que para ser considerado um Toyger pela The International Cat Association (TICA), esse felino domético deve possuir 14 características únicas.

• A partir de 2007, a raça Toyger foi aceita para exposições TICA.

GATOBRAS