top of page
  • Por Eduardo Freire - Jornalista e médico veterinário

Bombay: Porque a raça tem esse nome?



A raça Bombay é conhecida por ser uma das raças mais elegantes de gatos domésticos, com seu pelo preto brilhante e olhos dourados penetrantes. Mas, muitas pessoas se perguntam: por que essa raça tem o nome de Bombay? Confira a resposta em nossa matéria:


A raça Bombay foi criada nos Estados Unidos na década de 1950 por uma criadora chamada Nikki Horner. Ela queria criar um gato que se assemelhasse a um leopardo preto, com um pelo denso e brilhante e olhos de cor cobre ou ouro. Para isso, ela cruzou um gato preto de pêlo curto com um gato birmanês, que tem uma pelagem marrom escura e olhos azuis.


Os primeiros gatos resultantes desse cruzamento eram chamados de "gatos de Burmese preto" ou "mini-panteras". No entanto, em 1970, a raça foi oficialmente reconhecida como "Bombay" pela Associação Internacional de Gatos (International Cat Association - TICA, em inglês), em homenagem à cidade indiana de mesmo nome, que na época era chamada de Bombay.


Apesar de a raça ter sido criada nos Estados Unidos, o nome Bombay foi escolhido porque a cidade era conhecida por sua vida noturna vibrante e seus habitantes elegantes e sofisticados. Assim, o nome parecia perfeito para essa nova raça, que era uma combinação de elegância e exotismo.


Os gatos da raça Bombay são conhecidos por serem extremamente carinhosos e inteligentes, com um temperamento gentil e brincalhão. Eles adoram a companhia de seus donos e podem ser facilmente treinados para andar de coleira ou brincar de buscar. Além disso, eles têm um miado suave e ronronam com facilidade, tornando-os excelentes companheiros para quem procura um animal de estimação afetuoso.


Atualmente, a cidade que antes era chamada de Bombay, é conhecida como Mumbai. No entanto, é importante destacar que mesmo com a mudança de nome, a origem e a história da raça Bombay continuam sendo as mesmas. Esta raça de gatos é uma homenagem à cidade indiana de mesmo nome, que foi importante na escolha do nome original da raça. Os gatos Bombay continuam a ser valorizados por sua aparência elegante e exótica, além de serem excelentes companheiros para quem busca um animal de estimação amoroso e brincalhão.

121 visualizações0 comentário
bottom of page