top of page
  • Por Eduardo Freire - Jornalista e médico veterinário

Certificado de Nobreza: Pedigree em Foco!

Atualizado: 18 de jan.

De forma resumida, o pedigree desempenha para os pets o papel equivalente ao RG para os humanos, atuando como um Certificado de Registro (CR) que assegura a autenticidade da linhagem da raça do gato. Este documento não apenas confirma o registro do gatil, mas também fornece informações valiosas sobre o felino.


Mais do que a emissão do pedigree, a qualidade do cuidado no cruzamento entre diferentes linhagens reflete a seriedade e respeito do criador para com a raça e os animais. O próprio gatil é responsável por solicitar o registro junto à GATOBRAS (Gatofilia Brasileira), uma entidade internacionalmente filiada à TICA (The International Cat Association), e tem total responsabilidade pelas informações fornecidas para a emissão desse documento.


Como obter o pedigree de um gato sem registro?

Se você não possui o registro do seu pet, é recomendável entrar em contato com o gatil onde o adquiriu. Caso o animal não tenha sido obtido por meio de um criador licenciado e você deseja verificar a possibilidade de obtenção do pedigree, busque um representante credenciado na GATOBRAS mais próximo de você para verificar os procedimentos do primeiro pedigree - chamado de RI (Registro Inicial). No entanto, é importante observar que esse documento não possui o reconhecimento internacional da TICA.


Pedigree e exposições

Para os amantes de pets interessados em competições ou concursos, é importante destacar que o pedigree de gatos é um documento obrigatório. Portanto, além de obter o pedigree, é aconselhável guardá-lo com carinho, pois esse certificado é crucial para participar desses eventos.



Cópia ou divulgação são permitidas desde que mencione a fonte: www.gatobras.com.br

16 visualizações0 comentário
bottom of page