top of page
  • Por Eduardo Freire - Jornalista e médico veterinário

Páscoa: Descubra quais alimentos podem ser perigosos para o seu gato!

EXCLUSIVO | A Páscoa é uma data repleta de tradições e comidas deliciosas, mas é importante lembrar que alguns dos alimentos típicos podem ser perigosos para nossos amigos felinos. Na nossa matéria, você vai descobrir como garantir a segurança e a saúde do seu gatinho nesse dia especial em que celebramos a ressurreição de Jesus Cristo. Confira!


1 - BACALHAU: Embora seja tentador dividir um pedaço suculento de bacalhau com o seu gatinho, esse peixe salgado pode causar sérios problemas de saúde nos felinos, pois contém elevados níveis de sódio, o que pode levar à desidratação e outros problemas de saúde nos felinos. Além disso, muitos bacalhaus possuem conservantes, que também podem ser prejudiciais.


2 - OVO DE PÁSCOA: Essa delícia, assim como qualquer outro tipo de chocolate ou seus derivados, pode ser letal para os gatos. Isso se deve à presença da teobromina, uma substância que tem potencial para causar problemas cardíacos e neurológicos graves nos felinos. Portanto, é fundamental ter cuidado e evitar que seu gato tenha acesso a esses alimentos.


3 - CEBOLA, ALHO E CEBOLINHA: A cebola, o alho ou a cebolinha podem causar anemia hemolítica nos gatos, que é uma condição em que as células sanguíneas são destruídas mais rapidamente do que podem ser substituídas. Muitos pratos típicos da Páscoa contêm esses condimentos, por isso é importante ter cuidado com esses tipos de produtos.


4 - UVAS E PASSAS: Embora elas sejam consideradas saudáveis para os humanos, as mesmas podem ser altamente tóxicas para os gatos, podendo causar insuficiência renal. Isso ocorre porque elas contêm uma substância ainda desconhecida que pode afetar os rins dos felinos.


5 - OVO DE PÁSCOA: O ovo de Páscoa, assim como o chocolate, bombom e outros produtos derivados do cacau, contém teobromina, uma substância que pode ser fatal para os gatos.


6 - BEBIDAS ALCÓLICAS: Isso nem precisa de explicação. Estamos falando de uma prática que pode ser prejudicial à saúde e ao bem-estar dos gatos. Os felinos não devem consumir álcool, já que pode causar desde tonturas até problemas mais graves, como intoxicação e até mesmo a morte.


Mas não se preocupe! Existem diversas outras opções deliciosas e seguras para compartilhar com o felino nesta época festiva da Páscoa. Carnes magras e cozidas, como frango e peru, são ótimas alternativas ao bacalhau. Legumes cozidos e ovos também são opções saudáveis e saborosas para os felinos, sem a necessidade de qualquer tempero adicional.


A Páscoa é uma época de celebração e união, e queremos que você e seu felino possam desfrutar juntos dessa festividade, com muita segurança e saúde. Lembre-se sempre de consultar seu veterinário antes de oferecer qualquer alimento novo ao seu gato. Tenha uma Páscoa feliz e cheia de gostosuras!



Este texto foi escrito por Eduardo Freire para o site www.gatobras.com.br - É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a devida citação da fonte.

7 visualizações0 comentário
bottom of page