Raça: SPHYNX 

Originário da região de Ontário, Canadá, a história deste felino desperta a atenção de todos e o fascínio de quem  convive com ele. A total escassez de pelos é uma das suas peculiaridades mais conhecidas, no entanto sua narrativa não deve terminar por aí. 

O Sphynx é intensamente afetuoso, inteligente, cheio de disposição para brincar, sociável e extremamente apegado ao dono. Este apego se iguala muito ao relacionamento que os cachorros têm com as pessoas, visto que ele acompanha seu dono em todos os cantos da casa, mas sem deixar o comportamento dos gatos.

Engana-se quem pressupõe que o Sphynx não precisa de cuidados com a pele que apresenta oleosidade com a finalidade de proteção do frio e calor. Entretanto essa camada em exagero pode causar odor forte e aspecto engordurado. É importante limpá-lo com lenços umedecidos apropriados e dar banho com shampoo neutro.

HISTÓRIA

As primeiras tentativas da criação do Sphynx começaram em 1966, quando uma gata preta com branco deu a luz a uma filhote sem pelo, em Ontário, Canadá. Seu proprietário colocou seu nome de Prune ou, em português, Ameixa Seca - devido as suas rugas. Posteriormente, essa gata foi cruzada na tentativa de nascer mais gatos sem pelos. Como falta de pelagem é gene recessivo, na ninhada sempre nasciam alguns gatinhos com e outros sem pelo que foram apelidados de gatos sem pelos canadenses e também Sphynx - devido à semelhança com esfinges do Egito.

DESCRIÇÃO

Cabeça – Angulosa de forma triangular com a fronte plana e com rugas, maçãs do rosto bem salientes.
Nariz – Largo, curto e com stop bem definido ( o nariz direito é penalizado nesta raça ).
Olhos – Grandes em forma de limão, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo.
Cores - Todas as cores são admitidas.
Orelhas – Grandes, quanto maiores melhor, bem afastadas e largas na base, com os bordos arredondados.
Patas - Devem ser longas, finas e musculosas, com os pés ovais de dedos longos, com almofadas bem espessas.
Pele – O mais nua possível, com uma textura que lembra a camurça ou a pele do pêssego, quente ao toque e muito agradável de acariciar, deve conservar rugas no pescoço, peito e patas.
Só são admitidos pelos na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos. (A falta de rugas também é penalizada em exposições.) Todas as cores e padrões são admitidos.
Ventre – Cheio e redondo, como depois de uma refeição farta.
Cauda – Longa e afilada.
Temperatura do corpo é em torno de 39ºC (Ser Humano é de 36ºC), dando a impressão de que estão com febre.


Por não possuir pelos, essa raça é muito procurada por pessoas desinformadas que acham que pelos provocam alergia, quando na realidade o fator causador encontra-se nas descamações da pele dos animais. Portanto, deve-se deixar claro que esta raça não é hipoalergênica.

© 2016 todos os direitos reservados

GATOBRAS - www.gatobras.com.br

Para executar qualquer serviço na GATOBRAS é necessário que se tenha maior idade. Os valores podem ser verificados no menu PREÇOS ou consulte um CATCLUBE.

CNPJ: 07.744.334/0001-19