top of page
  • Por Eduardo Freire - Jornalista e médico veterinário

Polidáctilo: descubra a condição que faz com que alguns Maine Coon tenham 5 dedos nas patas!

Atualizado: 29 de mar. de 2023


Os Maine Coon com 5 dedos são chamados de "polidáctilos". Polidactilia é uma condição genética que faz com que o gato tenha um ou mais dedos extras nas patas dianteiras ou traseiras.


Acredita-se que a polidactilia em gatos seja causada por um gene dominante. Embora a condição possa ocorrer em qualquer raça de gato, ela é mais comum entre os Maine Coons. Na verdade, acredita-se que até 40% dos Maine Coons podem ser polidáctilos.


Os dedos extras nas patas dos Maine Coons são frequentemente chamados de "polegares", porque parecem ser um dedo opositor, permitindo que o gato pegue objetos com mais facilidade e segurança. Alguns donos de Maine Coon acreditam que os gatos polidáctilos são mais hábeis para caçar e brincar com brinquedos.


Embora a polidactilia não seja considerada um problema de saúde para os gatos, ela pode exigir cuidados extras na hora do corte de unhas e pode até mesmo afetar a escolha de um criador para reprodução. Alguns criadores especializados em Maine Coon polidáctilos até mesmo valorizam a condição como uma característica desejável em seus gatos.



Este texto foi escrito por Eduardo Freire para o site www.gatobras.com.br - É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a devida citação da fonte.

201 visualizações0 comentário
bottom of page